Periodontite

Recupere o conforto e a funcionalidade do seu Sorriso!

A periodontite é uma condição oral, que na sua primeira fase irá causar um recuar da linha da gengiva, que quando não é tratada continuará a evoluir – irá começar por causar uma perda de osso, e eventualmente pode levar à perda das nossas peças dentárias.

A periodontite é a segunda fase e a fase mais grave da doença periodontal. Descubra abaixo as suas causas, tratamentos e formas de prevenção.

O que é a Periodontite?

Doença Periodontal

A Periodontite é a segunda fase da doença periodontal – uma condição que surge quando se acumula demasiada placa bacteriana junto da linha gengival (entre os nossos dentes e a gengiva), que não é higienizada da forma correta. Chamamos esta primeira fase da doença periodontal de Gengivite.

A placa bacteriana, quando não é higienizada de forma correta, vai criar um efeito irritativo na nossa gengiva. A gengiva inflama, começa a recuar, e eventualmente cria pequenas bolsas periodontais, onde o acumular de bactérias e placa se agrava mais.

Periodontite

A gengivite, quando não é tratada de forma atempada, irá continuar a alastrar-se. Chamamos esta fase de Periodontite uma condição sem cura, que irá acompanhar o paciente durante a sua vida, requerendo cuidados e atenções especiais. Nesta fase é fundamental que exista acompanhamento médico regular.

Ignorando a periodontite, a linha gengival irá continuar a retrair, que eventualmente levará também à perda de superfície óssea, e posteriormente à perda de dentes que ficam sem uma superfície de apoio.

Esta é uma das razões por que damos tanta importância às consultas de higiene oral. Nestas consultas o médico dentista responsável irá realizar uma análise profunda da sua condição oral, e irá aperceber-se dos primeiros sinais da doença periodontal, realizando o seu tratamento de forma atempada e evitando danos permanentes!

dente partido

Quais são as causas da Periodontite?

Higiene Oral

A Periodontite pode ser causada por vários fatores, no entanto a higiene oral costuma ser o elemento determinante. Alterações hormonais, predisposição genética, certa medicação e os nossos hábitos, podem contribuir para o aparecimento da doença periodontal, no entanto, a higiene oral menos cuidada terá sempre o maior impacto.

A nossa recomendação é realizar a higienização do seu sorriso pelo menos duas vezes ao dia, de manhã e à noite, assistida pelo uso de fio dentário e de colutório. Nas consultas de higiene oral, usamos um produto que nos mostra os locais que não têm sido tão bem escovados, podendo dar as nossas dicas ao paciente de como chegar a estes locais mais difíceis, garantindo um sorriso mais limpo!

Também existe um risco acrescentado de aparecer a doença periodontal durante certas fases da nossa vida, como a gravidez. Durante a gravidez, o corpo da mulher irá sofrer alterações hormonais que impactam todo o funcionamento do seu corpo. Acrescentando este fator à possibilidade de existir mais enjoos e vómitos, notamos um aumento na probabilidade de acumular placa bacteriana. Caso esteja nesta fase da sua vida, não hesite em marcar uma consulta de avaliação sem custos! Os nossos médicos dentistas irão realizar tratamentos seguros, que previnem condições adversas que podem impactar a saúde do feto.

O consumo excessivo de produtos tabágicos, e levar um estilo de vida pouco saudável com bastante stress, são fatores que também podem facilitar o aparecimento da periodontite.

tratar um dente partido

Como podemos prevenir a Periodontite?

A periodontite é uma condição que advém muito dos nossos hábitos quotidianos, por isso a melhor forma de prevenção é tendo em atenção estes elementos que nos põem em maior risco:

Alimentação

Alimentação

Realizar uma alimentação saudável rica em vegetais e leguminosas e com poucos açucares é essencial na prevenção de doenças relacionadas com o nosso sorriso. Não é necessário seguir uma dieta estrita, basta ter em atenção os cuidados comuns e seguir a tabela dos alimentos.

Higiene Oral

Os cuidados de higiene regulares são a melhor forma de eliminar a placa bacteriana que se acumula durante o dia no nosso sorriso. Escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia, durante a manhã e à noite antes de se deitar, acompanhado do uso de fio dentário e colutório.

Escova dentária
acompanhamento de tratamentos

Consultas de Higiene Oral

As consultas de higiene oral são muito importantes no que toca ao diagnóstico de patologias na sua fase inicial. O médico dentista responsável irá examinar a sua condição oral, podendo aperceber-se dos primeiros sinais da doença periodontal, ou outras condições como cáries.

Consultas de Avaliação sem Custos

Assim que detetar os primeiros sinais da doença periodontal, não hesite em marcar uma consulta de avaliação sem custos. Nestas consultas analisamos toda a sua condição oral, recorrendo a ortopantomografias e análises médicas para criar um plano de tratamento personalizado para si!

deteção de patologias
acompanhamento por parte do gestor de pacientes

Quais são os sintomas da Periodontite?

Os sintomas da Periodontite e da doença periodontal, seguem mais ou menos um padrão comum. Assim que notar os primeiros sintomas, não hesite em marcar uma consulta de avaliação sem custos – o tratamento atempado da condição é a melhor forma de evitar complicações futuras.

Os sintomas da periodontite são:

    • Aparecimento de mau hálito (halitose);
    • Inchaço das gengivas e mudança da sua cor (passa de uma cor rosada, para vermelho mais forte);
    • Dor ou sensibilidade nas gengivas;
    • Sangramento gengival recorrente;
    • Recuo da linha gengival (a linha onde os dentes se encontram com a gengiva);
    • Aparecimento de bolsas periodontais (bolsas na nossa gengiva que aparecem depois de esta recuar, e onde é mais fácil de acumular placa e bactérias);
    • Dentes começam a abanar e ganham mobilidade;
    • Perda de peças dentárias.

A periodontite é uma condição progressiva – irá começar por apresentar os sintomas menos severos, e só quando é ignorada é que passa para as condições mais severas. Desta forma, recomendamos todos os pacientes a marcarem consultas de higiene oral regulares, e a marcar uma consulta de avaliação sem custos, assim que aparecerem os primeiros sintomas da condição.

Como é realizado o tratamento da Periodontite?

O tratamento da Periodontite é realizado pelo nosso departamento de Periodontologia, que se dedica a todos os tecidos adjacentes e de suporte dos nossos dentes. Os efeitos da periodontite podem ser controlados, no entanto os danos que já existiram são irreversíveis e devem de ser tratados com a assistência das várias especialidades médicas – com um acompanhamento médico regular evitamos que a gengiva continue a retrair, mas a linha gengival não vai voltar à posição inicial sem tratamentos adicionais.

Este tratamento começa pela análise da etiologia correta da doença – o que causou o seu aparecimento. Realizando esta análise, conseguimos estabelecer um plano de tratamentos personalizado ao seu caso, e definir um plano de ação para alterar os seus hábitos.

Na sua fase inicial, o tratamento da doença periodontal (gengivite) é relativamente simples. Higienizamos as zonas onde o acumular bacteriano é mais severo, analisamos as zonas do seu sorriso que não estão a ser tão bem escovadas, e damos as nossas recomendações para que a escovagem seja mais eficaz. Quando o médico dentista achar relevante, pode também prescrever anti-inflamatórios e medicação para ajudar na prevenção e no aliviar dos sintomas.

Quando a gengivite passa para a fase de periodontite, serão necessários tratamentos mais complexos, que vão ser determinados depois de uma análise cuidada por parte do médico dentista responsável.

Conheça os nossos tratamentos pelas palavras dos pacientes!

Não, a periodontite não é contagiosa, mas é possível transmitir as bactérias que estão associadas à periodontite. No entanto, estas bactérias não irão necessariamente traduzir no aparecimento da doença periodontal se se mantiverem os cuidados de higiene regulares.

Sim, durante a gravidez é necessário redobrar os cuidados que temos com a saúde oral.

Durante a gravidez, para além das alterações hormonais que têm impacto no funcionamento de todo o corpo, existe maior probabilidade de haver enjoos e vómitos. Ou seja, pode existir um acumular de mais bactérias nocivas na nossa boca. Durante esta fase, os cuidados de higiene oral devem ser redobrados – deve de escovar os dentes com maior regularidade, sempre com a assistência de fio dentário.

Durante a gravidez é muito importante que marque consultas de higiene oral regulares. Certas patologias orais podem ter impacto no nascimento da criança e na sua saúde futura. Estas consultas são 100% seguras – os nossos médicos dentistas ou irão realizar tratamentos conservadores que não têm impacto na saúde da mãe e da criança, ou irão realizar tratamentos preventivos, que serão finalizados depois de a criança já ter nascido.

Nesta consulta temos ainda a oportunidade de falar com a mãe e o pai sobre todos os cuidados que deverão ter com a saúde oral da criança assim que nascer! Damos as nossas dicas para que o crescimento dos seus primeiros dentinhos seja realizado da forma mais confortável e saudável.

Na nossa clínica queremos que o paciente esteja tão entusiasmado com o tratamento como nós! Por isso, acreditamos que só deve de tomar uma decisão quando já tiver toda a informação sobre a sua condição.

Na consulta de avaliação o médico dentista responsável irá realizar um exame detalhado à sua condição oral, apoiado por exames de TAC ou ortopantomografia. A partir daí conseguimos apresentar as diferentes hipóteses de tratamento e explicar as vantagens de cada opção.

Posteriormente o nosso gestor de pacientes irá apresentar as opções e facilidades de pagamento.

Acreditamos que esta é a melhor forma de garantirmos a sua e a nossa satisfação, afinal os tratamentos são sempre uma relação feita a dois – Paciente e Clínica.

Neste momento estamos em quatro espaços: