Periodontologia

Tratamento dos tecidos de suporte ao Dente

O nosso departamento de periodontologia dedica-se ao estudo e tratamento de patologias ou condições relacionadas com os tecidos de suporte ao nosso sorriso – a gengiva, o osso alveolar e o ligamento periodontal.

É o departamento responsável pelo tratamento e controlo das patologias denominadas de Gengivite e Periodontite.

periodontologia tratamento de gengivite

Gengivite

A gengivite, o primeiro estado da doença periodontal, manifesta-se através de inchaços na gengiva. Estas sangram com facilidade quando se escova os dentes ou quando se passa o fio dentário e ganham uma cor avermelhada mais forte.

A gengivite aparece devido a um acumular de bactérias no espaço entre o dente e a nossa gengiva. Quando não existe uma higiene correta, este acumular de bactérias vai começar a causar irritação na gengiva que começa a retrair.

Periodontite

Quando a gengivite não é tratada na sua fase precoce, corremos o risco que se transforme em Periodontite. O espaço entre a gengiva e o dente continua a aumentar, expondo a sua raiz e criando bolsas periodontais – um espaço onde as infeções aparecem com frequência. Quando começa a haver perda óssea, a periodontite torna-se irreversível – são necessários tratamentos avançados para corrigir os seus efeitos.

Quando não é controlada de forma atempada, a periodontite pode causar a perda de peças dentárias.

periodontologia e periodontite

Os sintomas iniciais da Gengivite são muito suaves e aparecem a uma grande parte da população, por isso é fundamental que os pacientes marquem consultas de avaliação/ higiene oral de forma recorrente, a cada 6 meses. Na medicina oral a prevenção é o melhor remédio.

Periodontologia - Causas das doenças periodontais

As causas da doença periodontal são variadas. Podem advir dos hábitos dos pacientes ou de questões que estão fora do nosso controlo.

• Se os seus pais sofrem de doença periodontal, deve de ser analisado com maior frequência – fatores hereditários;
  • Alturas da nossa vida, caracterizadas por alterações hormonais, como a adolescência ou a gravidez, podem aumentar a probabilidade de criar doenças periodontais.
  • Consumo de produtos tabágicos ou certos medicamentos, uma vida de stress, e doenças relacionadas com diabetes podem agravar os sintomas causados pelas bactérias na nossa boca.

Se detetar um inchaço nas suas gengivas, sangramento, ou uma cor mais vermelha, não hesite em contactar-nos e marcar uma consulta de Periodontologia. O tratamento desta patologia na sua fase inicial é fundamental para prevenir danos severos e irreversíveis nos tecidos de suporte.

Tratamento de Periodontologia

Durante as consultas de avaliação e higiene oral na Dentalmed, realizamos um conjunto de testes e exames médicos que nos permitem diagnosticar as condições orais do paciente. Quando verificamos os primeiros sinais da doença periodontal, o nosso objetivo é eliminar a placa bacteriana e tártaro que aderiram à superfície do dente – acima e abaixo da linha gengival.

Quando verificamos uma doença periodontal avançada é necessário recorrer a tratamentos de Periodontologia mais avançados e invasivos, como cirurgia periodontal – expomos as raízes dentárias e realizamos um alisamento radicular direto. No entanto a periodontite é uma condição que o irá acompanhar durante toda a vida, e requer um acompanhamento médico constante.

Marque a sua consulta de avaliação sem custos e conheça as soluções que temos para o seu sorriso.

Conheça os nossos Pacientes

O sorriso do Aires

O sorriso da Maria

O sorriso da Lídia

Perguntas Frequentes sobre Periodontologia

Uma gengiva saudável tem de ter:

• Uma união estável com as peças dentárias, cobrindo as suas raízes;
  • Cor rosada;

Não

A facilidade ao sangrar é um dos primeiros sintomas da doença periodontal e significa que a gengiva não está saudável. Se sangrar com facilidade não hesite em contactar-nos.

Sim, existem diversas opções para tratar o sorriso gengival!

Marque uma consulta de avaliação sem custos com a nossa equipa e descubra todas as soluções.

Agende a sua Consulta

Quando agendar a sua consulta online, irá receber uma chamada das nossas assistentes para confirmar a sua disponibilidade e para esclarecermos qualquer dúvida que tenha. A consulta só irá ficar marcada após este contacto.

Marque a sua consulta de avaliação Sem Custos!

Deixe o seu contacto e nós ligamos para si