CIRURGIA GUIADA

A cirurgia sem incisão para a colocação de implantes dentários é uma técnica que promete ser a solução para quem tem medo de dentista e não suporta a ideia de receber uma simples anestesia dentária. Eliminando inclusivamente a sutura, pode ser a solução para pacientes ansiosos e com fobias a procedimentos médico-dentários.

Esta técnica, designada de Cirurgia Guiada, é cada vez mais utilizada, apresentando como grandes vantagens, não apenas ser mais simples, mas também mais precisa e segura. O termo sem incisão, implica a não realização de descolamentos de retalhos dos tecidos moles, implicando apenas um pequeno orifício, com diâmetro idêntico ao do implante dentário, sem necessidade da tradicional sutura após a colocasção do implante dentário.

Indicações e Contra-Indicações.  

A Cirurgia Guiada para colocação de implantes dentários não pode ser realizada em todas as situações. Assim,

Indicações:

✓ pacientes com medo de procedimentos cirúrgicos em Medicina Dentária;

✓ rebordos ósseos com pouco osso disponível;

✓ diminuir tempo cirúrgicos em tratamentos;

✓ otimizar os resultados mastigatórios;

✓ diminuir o desconforto e As restrições pós-operatórias.

Contra-Indicações:

✓ rebordos maxilares com espessura óssea insuficiente;

✓ necessidade de enxertos gengivais ou ósseos.

Como é realizada a Cirurgia Guiada

A cirurgia guiada para colocação de implantes dentários pode parecer complicada à primeira vista, no entanto,  a simplicidade e a precisão da técnica são as suas principais vantagens. A utilização de uma guia cirúrgica, um dispositivo acrílico que é adaptado sobre os dentes e as gengivas indicam ao dentista o exato local e a profundidade em que cada implante dentário deve ser colocado.

A cirurgia inicia-se com a anestesia e posterior fixação da guia cirúrgica de acrílico sobre dentes e as gengivas. Após certificar-se da estabilidade do dispositivo, o médico dentista procede à preparação do leito implantar e à colocação do implante dentário, de forma minimamente invasiva.

A cirurgia guiada dispensa a utilização de suturas pois existe uma perfeita adaptação dos tecidos moles,, ao implante dentário recém colocado. Como praticamente não existe sangramento é esperado um pós-operatório mais simples, rápido e com poucas restrições nas horas e dias seguintes à cirurgia.

 Pós-Operatório simples e rápido.

Uma das grandes vantagens da cirurgia planeada para a utilização de guias cirúrgicas, é o seu pós-operatório mais tranquilo.

Enquanto que nas cirurgias convencionais, o inchaço e o desconforto provenientes das incisões e descolamento dos tecidos moles podem trazer contratempos e exigir restrições alimentares, de higiene e prática de exercícios físicos até 3 dias após o procedimento cirúrgico, as cirurgias guiadas, permitem ao paciente retomar as suas atividades normais em pouco tempo.

Exames Tomográficos

A guia cirúrgica delimita, com precisão, a posição e a profundidade de cada um dos implantes dentários a ser colocados na cirurgia. 

Com os exames tomográficos é realizado o planeamento digital, definindo a melhor localização, diâmetro e comprimentos para os implantes dentários, mantendo a integridade e respeitando as sestruturs anatômicas fundamentais.

Após esta etapa, a guia é produzida através de uma impressora 3D de alta precisão, estando todo o processo de planeamento finalizado.

Passo-a-Passo

A redução do tempo clínico para a colocação de implantes dentários é significativamente reduzido, através da utilização de guias cirúrgicas. Apesar de os procedimentos poderem variar bastante, consoante o número de implantes a colocar ou a zona a ser intervencionada, podemos brevemente descrever os passos para realização de cirurgias de implantes dentários utilizando guias cirúrgicas.

✓ consulta inicial clínica com a realização dos exames radiográficos;

✓ planeamento cirúrgico e protéticoatravés de meios informáticos e apresentação ao paciente;

✓ cirurgia para colocação dos implantes dentários;

✓ consultas para avaliar a saúde dos tecidos moles e a osteointegração;

✓ consultas para a finalização do caso e a colocação da prótese dentária definitiva.