FACETAS DENTÁRIAS,

a técnica definitiva para transformar sorrisos.

As facetas dentárias, são os dispositivos médicos, ideais para transformações marcantes do sorriso.

Conheça as indicações, vantagens e problemas da utilização de facetas dentárias, para recuperar a estética dos seus dentes, sem erros.

Os tratamentos dentários para transformação do sorriso estão entre os principais motivos para as visitas ao Médico Dentista. E a crescente procura por procedimentos que corrigem a cor e a forma dos dentes não pode ser encarada de ânimo leve. Executados cumprindo protocolos de seleção e qualidade, os resultados finais promovem modificações intensas na harmonia do sorriso e da face, permitindo melhorias significativas da estética facial.

Hoje em dia, as Facetas de Cerâmica, são a grande estrela destes tratamentos.

Os tipos de Faceta Dentária

Existem vários tipos de Facetas Dentárias, designados, consoante a forma de adaptação à superfície do dente. Assim, são três as principais técnicas:

✓ Lentes de Contato

Trata-se de uma faceta cerâmica, extremamente fina, confeccionada e preparada para ser colada diretamente sobre o dente.

✓ Facetas em Cerâmica

Atualmente, é a técnica mais utilizada para corrigir a cor e forma dos dentes. A diferença para as Lentes de Contacto, é a remoção da camada mais externa do dente permitindo recuperar dentes e sorrisos com problemas estéticos e funcionais mais severos.

✓ Fragmento Cerâmico

Apesar de ter uma indicação para aplicação muito limitada, é a melhor forma para corrigir detalhes na forma e comprimento de dentes e ainda fechar espaços entre dentes, denominados de diastemas.

Materiais usados para Facetas Dentárias

As diferenças de materiais utilizados para produzir as Facetas Dentárias, afetam o resultado final do tratamento.

A cerâmica feldespática é a que traz os melhores resultados estéticos – imita com perfeição cores, transparências e fluorescências presentes nos dentes naturais.

O dissilicato de lítio tem execução laboratorial mais simples e rápida e pode ser indicada para a maioria dos tratamentos de transformação de sorriso, apesar de apresentar algumas limitações na sua aplicação, relacionadas com a sua resistência mecânica.

Tratamento Gengival e Branqueamento Dentário

Previamente à aplicação das Facetas Dentárias, é necessário estudar a posição gengival, que vai permitir um correto encaixe da faceta e uma maior harmonia a nível do sorriso. Caso necessário, o tratamento gengival (periodontal) deverá ser efetuado uma semana antes de iniciar os procedimentos de preparação dentária, para a aplicação das facetas.

As técnicas de Branqueamento dentário, devem ser pensadas e aplicadas antes da execução das Facetas Dentárias, permitindo uma melhoria significativa da expressão do sorriso. O ideal é que, independente do tipo de Branqueamento selecionado, este seja concluído alguns dias antes de iniciar os procedimentos para adaptação das Facetas.

Dicas para Tratamentos através de Facetas Dentárias

Frustrações com os resultados de tratamentos estéticos médico-dentários, são frequentes. E para ajudar a minimizar resultados insatisfatórios com lentes, facetas e fragmentos, um pequeno set com dicas pode diminuir problemas e contratempos nos tratamentos para transformação de impacto do sorriso:

✓ selecione o correto número de dentes a serem revestidos com facetas;

✓ dentes com poucas necessidades para correções são indicados para técnicas com lentes de contato dental e fragmentos;

✓ corrija antecipadamente, quando necessário, a arquitetura gengival, através de procedimentos periodontais;

✓ dentes muito manchados e com extensas restaurações em resina são indicados para a técnica com facetas dentárias;

✓ cuidado com a seleção da cor, Facetas muito brancas, além de pouco naturais, dificultam a simulação de detalhes do dente presentes em dentes naturais;

✓ o Branqueamento Dentário, é um fator potenciador do resultado final da reabilitação oral através de Facetas Dentárias.

Em Medicina Dentária Estética, são os detalhes que fazem a diferença.