O QUE É UMA DESTARTARIZAÇÃO E POLIMENTO?

A doença das gengivas deve-se, normalmente, à acumulação da placa bacteriana, e a melhor forma de a remover é com a escovagem dentária duas vezes ao dia. Mas, por muito que lave os dentes, haverá sempre zonas de difícil acesso que são difíceis de limpar. Nestas áreas a placa bacteriana pode acumular-se e eventualmente mineralizar para formar um depósito encrustado e duro chamado tártaro, que é impossível de remover somente com a escovagem. Se não for removido, mais placa bacteriana pode acumular à volta dos dentes e possivelmente abaixo da linha da gengiva, resultando no avanço da doença gengival.

Para reduzir os riscos de doença gengival ou impedir que avance, o seu médico dentista poderá recomendar que faça uma limpeza profissional, conhecida como destartarização e polimento.

O QUE ESPERAR

Uma destartarização e polimento pode ser feita pelo seu médico dentista ou higienista oral.

A primeira fase remove a placa e tártaro depositados. Normalmente é utilizado um aparelho de ultrassons para eliminar a maior parte do tártaro. De seguida, com a ajuda de aparelhos especializados, são removidos os restantes vestígios de placa e tártaro que ainda possam existir.

O próximo passo é o polimento dos dentes para deixar a sua superfície suave. Embora o polimento elimine manchas, deixando os dentes brilhantes, não se limita a um procedimento cosmético. Suaviza também pequenas imperfeições e zonas de textura mais rugosa nos dentes, protegendo contra uma nova acumulação de placa bacteriana.

O seu médico dentista poderá aconselhá-lo sobre com que frequência deve fazer uma destartarização e polimento. É importante recordar que a limpeza profissional é um complemento a uma boa rotina de higiene oral e não substitui a escovagem duas vezes ao dia com um pasta de dentes com flúor para ajudar a prevenir a acumulação de placa bacteriana entre as visitas ao médico dentista.

Qual a diferença entre a limpeza dentária profissional e a feita em casa?

Uma destartarização é a operação de remoção do tártaro e de polimento dentário, para remover a placa bacteriana, o tártaro e as manchas, através de instrumentos ultra-sónicos e  de elevada intensidade, com a aplicação de agentes de polimento bastante eficazes. A limpeza dentária em casa, não permite a remoção do tártaro, uma vez que este se caracteriza pela sua elevada dureza. Assim, a limpeza diária, apenas permite a remoção da Placa Bacteriana, que ainda não se apresenta solidificada.

Embora o objetivo principal da destartarização seja ajudar a prevenir as doenças das gengivas, também pode melhorar a aparência dos seus dentes deixando-os mais limpos e brilhantes.

Quanto tempo demora a destartarização?

A destartarização em consultório dentário, demora cerca de trinta a sessenta minutos. O tempo da duração depende da quantidade de tártaro acumulado e placa bacteriana a remover, bem como dos procedimentos que são necessários realizar.

A destartarização é acompanhada de um Check-Up da Saúde Oral, de forma a identificar cáries ou outras patologias orais. É também acompanhada de uma cuidada explicação sobre técnicas de escovarem, utilização de fio/fita dentária, entre outros meios auxiliares de limpeza que sejam indicados para o paciente.

Que profissional a pode fazer ?

Estas consultas, podem ser feitas por um médico dentista ou higienista oral.

Como se faz ?

Com o auxilio de instrumentos apropriados, pontas ultrassónicas e curetas manuais remove-se o tártaro existente nos dentes. Em alguns casos utiliza-se o jacto de bicarbonato para remover manchas mais difíceis.

A limpeza de dentes é dolorosa ?

Não sente nenhuma dor mas se tiver muita sensibilidade em relação à ponta ultrassónica é possível anestesiar ligeiramente as zonas a intervir ou as mais afetadas com anestesia tópica e local.

Quando se deve fazer ?

As visitas ao Higienista Oral devem ser regulares, no mínimo de seis em seis meses, de forma a garantir um sorriso duradouro, prevenindo cáries ou outras patologias orais.

São também indicadas aconselhadas antes de um branqueamento dentário para ajudar a remover manchas de café, chá e tabaco ou antes de tratamentos estéticos tais como restaurações e facetas cerâmicas.