CARGA IMEDIATA

O que significa a Carga Imediata?

A carga imediata surge do reflexo dos tempos modernos. Nos últimos anos os avanços tecnológicos revolucionaram o mundo da Medicina Dentária. O conceito de Carga Imediata, surge com o propósito de apresentar aos pacientes grande precisão, conforto e previsibilidade estética no tratamento fixo.

O tratamento Carga imediata ou dentes no mesmo dia, consiste na colocação de dentes fixos imediatos, com carácter provisório, que se fixam ao implante dentário, logo após a sua inserção no osso. As próteses utilizadas na carga imediata são provisórias e meses depois devem ser substituídas pelas definitivas.

Já imaginou “dentes em um dia” ou “dentes fixos no próprio dia”?

O procedimento de Reabilitação Oral, através de Carga Imediata em implantes dentários permite fixar dentes novos e bonitos, em apenas oito horas. Num dia colocam-se os implantes e fixam-se dentes. Se de manhã estava desdentado, no mesmo dia à noite, já tem todos os dentes sobre os implantes dentários.

Como é o procedimento?

Em tudo semelhante aos protocolos convencionais. É feito com anestesia local e num ambiente clínico estéril. O seu sucesso relaciona-se diretamente com um correto planeamento. Estudam-se radiografias computorizadas que fornecem imagens reais em forma e tamanho proporcionando uma avaliação tridimensional mediante cortes tomográficos.

A diferença principal entre o tratamento através de carga imediata e o convencional é que no primeiro, os dentes ficam fixos e a pessoa adquire uma estética imediata. A coroa ou prótese é ajustada de forma a evitar qualquer tipo de força sobre si mesma; a sua função é estética e não funcional.

Benefícios e Riscos da Carga Imediata

Benefícios

  • Redução do tempo de tratamento – Com esta técnica pode-se substituir um ou mesmo todos os dentes, com grande rapidez. Enquanto no método convencional é necessário um tempo de espera para regeneração óssea, cerca de três a seis meses até ser possível confecionar a prótese definitiva, através da carga imediata elimina-se as próteses removíveis provisórias, causa da maior parte dos problemas de desconforto do paciente.
  • Um único procedimento cirúrgico – Em vez do pilar de cicatrização que vai moldar o tecido gengival durante alguns dias no método tradicional, na carga imediata a presença da prótese provisória, faz essa moldagem permitindo que os resultados estéticos sejam superiores, reduzir o número de consultas necessárias à reabilitação e aumentar o conforto durante o período de otsteointegração e eliminam-se os problemas psicológicos associados à falta de dentes.

Riscos

  • Rejeição – Qualquer cirurgia tem um risco de rejeição seja a convencional ou a carga imediata.
  • Força excessiva – O implante deve ficar livre de tensão ou força excessiva; é fundamental que fique imóvel durante o tempo necessário à osteointegração.

Vantagens da carga imediata

  • Adquire a possibilidade de usufruir de dentes fixos no mesmo dia.
  • Tempo cirúrgico único; significa que vai menos vezes ao dentista.
  • A sua aparência estética é instantaneamente melhorada.
  • Diminui a reabsorção óssea quando a extração e colocação do dente fixo se faz em simultâneo; diminuição da reabsorção do processo alveolar.
  • O contorno da prótese (coroa) é mais natural.
  • Aplicam-se de imediato as próteses fixas.
  • Recupera imediata da função da mastigação.
  • As sensações de auto estima e bem estar ficam aprimoradas.

Desvantagens

  • O tratamento é um pouco mais caro porque são necessárias peças extras para a elaboração da prótese fixa provisória.

Protocolos de Carga Imediata

  • Falta de um dente – Preenche-se essa falta com um implante e uma coroa provisória fixa no mesmo dia.
  • Falta de vários dentes – Colocam-se vários implantes e coroas provisórias ou pontes de acordo com a necessidade da reabilitação.
  • Desdentados totais – Colocam-se quatro, cinco ou seis implantes dentários em cada arcada fixos a uma prótese de material acrílico.

Conheça o nosso serviço de Carga Imediata, contamos com alguns dos melhores profissionais em Portugal!