Dentisteria

Restauração da função e estética Dentária

O nosso departamento de Dentisteria está encarregue das reparações nos dentes que sofreram traumatismos, que se partiram, sofreram alterações na sua cor, ou que sofrem de alguma patologia – o nosso objetivo é restituir a sua função e estética.

Este é um departamento que tem visto um grande desenvolvimento nos últimos anos! Os novos materiais da medicina dentária, permitem-nos realizar restaurações incríveis, que mimetizam a estética natural do dente com maior durabilidade.

dentisteria e cárie dentária

Dentisteria - Cárie Dentária

A patologia mais tratada em Dentisteria é a cárie. Na sua fase inicial a cárie dentária manifesta-se na forma de pequenas intrusões na camada superficial do dente, que são causadas por um acumular de bactérias, placa bacteriana e tártaro.

Enquanto esta infeção não atinge a câmara pulpar do dente, ela pode ser facilmente reparada com resinas compostas. Este tratamento é bastante rápido, realizado na mesma consulta em que a patologia é detetada.

Quando a cárie dentária não é detetada de forma atempada, e alastra-se para o interior do dente, necessitará de tratamentos mais invasivos do que dentisteria, como tratamentos de endodontia, ou extração dentária. Por isso damos tanta importância à marcação de consultas de higiene oral com tanta regularidade.

Dentisteria - Resinas Compostas

Na Dentalmed queremos garantir que os tratamentos que realizamos são de alta qualidade em todos os aspetos – tanto na sua funcionalidade, como na sua estética. Por isso, nas consultas de dentisteria, optamos por usar materiais de resinas compostas – um material resistente, que irá manter a sua qualidade durante muito tempo e que mimetiza a estética natural do dente na sua cor, textura, brilho e translucidez.

É um material que necessita de muito pouca remoção dentária, ligando-se aos tecidos dos nossos dentes por adesão química, é maleável suficiente para criar a textura do dente natural quando se passa a língua e é mais estético que os tratamentos que eram realizados anteriormente, como as restaurações com amálgamas.

resinas compostas em dentisteria

Conheça os nossos Pacientes

O sorriso do Aires

O sorriso da Maria

O sorriso da Lídia

Cuidados a ter para evitar cáries

As principais causas da cárie dentária são os nossos hábitos higiénicos e alimentares. Saiba como prevenir o seu aparecimento:

Higiene Oral

Realizar uma higiene oral correta e regular é fundamental. Escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia, de manhã e à noite, passar o fio dentário entre cada dente depois das refeições e usar colutório.

Alimentação

Uma alimentação rica em açucares aumenta a probabilidade de aparecerem cáries. Recomendamos todos os pacientes a seguirem uma dieta equilibrada e variada, e a evitarem o “petiscar” regular.

Consultas de dentista

Marcar uma consulta de higiene oral e avaliação a cada 6 meses é a melhor forma de detetar o aparecimento de cáries na sua fase inicial.

Dentisteria - Restaurações com amálgamas

Ao contrário do que muitos pensam, as restaurações de dentisteria com amálgamas não apresentam riscos para a saúde dos pacientes. Estes materiais foram usados por muito tempo, e devolveram o conforto a milhões de pessoas. No entanto, hoje são um material que está desatualizado.

Hoje a medicina dentária procura criar a máxima harmonia entre a funcionalidade dos tratamentos e a sua estética e por isso preferimos recorrer a materiais como as resinas compostas que são adaptados para refletir a aparência dos nossos outros dentes.

Se tiver realizado uma restauração com amálgama e não estiver satisfeito com a sua estética, não hesite em marcar uma consulta de avaliação sem custos na nossa clínica. Nesta consulta iremos realizar uma análise completa da sua condição oral, iremos realizar um diagnóstico completo e apresentar as diferentes opções de tratamento estético e funcional.

Manutenção das restaurações

As restaurações realizadas com resinas compostas têm uma grande durabilidade, no entanto necessitam que os pacientes sigam as recomendações oferecidas pelo médico dentista. Realizar a escovagem e higiene diária, e marcar consultas de higiene oral regulares levará a tratamentos que podem durar mais de uma década sem necessitar de ser renovados.

Perguntas Frequentes

Sim

O nosso departamento de dentisteria prefere o uso de resinas compostas – um material resistente e maleável que pode ser adaptado para refletir ao máximo a estética natural da restante dentição do paciente.

Antes de realizar o tratamento fazemos um estudo sobre a morfologia facial do paciente, e sobre as suas peças dentárias, para que cada dente tratado replique ao máximo a sua forma, cor e posição natural.

Se está insatisfeito com a estética dos seus tratamentos com amálgamas pode marcar uma consulta de avaliação sem custos e conhecer as diferentes opções de tratamento sem compromissos.

Sim, se o tratamento realizado tiver sido uma restauração.

Quando realizamos uma restauração, o nosso objetivo é manter ao máximo a estrutura natural do dente. Somente a parte afetada pela cárie será removida, o que significa que o dente continuará exposto aos efeitos das bactérias na nossa boca.

A melhor forma de evitar o reaparecimento desta patologia é com consultas regulares de avaliação e higiene oral e seguindo as recomendações de higiene diárias – escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia, usar o fio dentário depois das refeições e usar colutório ou elixir oral.

Sim

Em casos onde a cárie dentária está mais avançada, podemos optar por realizar tratamentos com peças cerâmicas, que são criadas de forma personalizada à condição e características de cada paciente. Estas peças podem ter 3 formas:

 – Inlay que cobre uma pequena parte superior do dente;

 – Onlay que cobre a maioria da parte superior do dente;

 – Overlay que cobre por inteiro a parte superior do dente e um bocado da parte lateral.

Marque a sua consulta de avaliação sem custos e saiba o tratamento recomendado para a sua condição.

  • Na sua fase inicial, a cárie dentária é muito difícil de ser detetada pelo paciente. Manifesta-se como pequenas cavidades na superfície do dente, muito difíceis de serem sentidas. Somente quando a cárie atinge o interior da camara pulpar é que o paciente irá começar a sentir desconforto, na forma de dores ou maior sensibilidade.

    Nestes casos em que a cárie está mais avançada, provavelmente teremos de optar por tratamentos de endodontia que removem o tecido pulpar, para certificar que as dores acabam e não voltam a aparecer.

    Na Dentalmed, sempre que possível, preferimos recorrer a tratamentos mais conservadores, que mantêm a estrutura dentária intacta ao máximo.

Agende a sua Consulta

Quando agendar a sua consulta online, irá receber uma chamada das nossas assistentes para confirmar a sua disponibilidade e para esclarecermos qualquer dúvida que tenha. A consulta só irá ficar marcada após este contacto.

Marque a sua consulta de avaliação Sem Custos!

Deixe o seu contacto e nós ligamos para si