Dente partido, o que fazer?

Tem um dente partido! O que fazer?

O mais importante nesta situação é manter a calma, muitas vezes um dente partido não é situação para alarme. Dirija-se a uma clínica dentária como a Dentalmed, que realiza consultas de urgência, mantenha o dente em água, leite, ou saliva e traga-o consigo. Se o dente tiver saído por inteiro é muito importante que não toque na parte do nervo.

o que são facetas dentárias

Dente partido – conheça as opções de tratamento

Dentes partidos têm diversas hipóteses de tratamento dependendo da severidade da fratura, do estado do dente que se deslocou e do tempo que passou entre o incidente e a consulta. É muito importante vir a uma clínica dentária o mais rápido possível.

Nos casos mais simples, quando se lasca uma pequena parte do dente, podemos realizar tratamentos de dentisteria de imediato. Através de resinas compostas, o paciente recupera a estética e a função do sorriso de forma imediata. Não existe tempo de recuperação e o paciente pode seguir com o seu dia-a-dia natural.

Casos mais complexos, quando se perde uma grande parte do dente, possivelmente necessitam de tratamentos de endodontia, muitas vezes associado ao tratamento de cáries dentárias. Nestes casos, realizamos uma limpeza à área afetada, realizamos o tratamento ortodôntico, desinfetamos e colocamos uma coroa sobre o dente. É um tratamento um pouco mais demorado, mas que garante a saúde e conforto do paciente.

Os casos mais severos quando se tem um dente partido, é quando existem fraturas verticais. Nestes casos o tratamento mais provável é a extração do dente restante, para se colocar implantes dentários, e posteriormente para se aplicar uma coroa. Este é uma solução mais invasiva, mas que vai manter os seus efeitos durante muitos anos. Os implantes são colocados para toda a vida e a coroa dentária pode durar por mais de 15 anos.

Mantenha o seu dente em água, leite ou saliva e traga-o consigo para a consulta. Em certos casos conseguimos realizar o tratamento de imediato aderindo o fragmento à dentição saudável.

consulta de próteses dentárias fixas

Dente partido por completo

Quando o dente se parte por completo, quando sai inteiro da boca, são necessários cuidados adicionais, mas é muito provável que o consigamos colocar saudável de novo na sua dentição. O primeiro passo é sempre colocar o dente em água ou leite, sem tocar na parte do nervo.

Coloque uma gaze molhada em água fria no espaço onde perdeu o dente, até a hemorragia parar e dirija-se a uma clínica dentária próxima de si.

Se o paciente ainda for uma criança e o dente que caiu for de leite, provavelmente não precisa de se preocupar. Consulte o médico dentista se houver um sangramento fora do normal, se a criança apresentar dores ou desconforto intenso, ou se o dente tiver caído muito antes de a criança fazer 6 anos. Os dentes de leite são supostos cair por si próprios, para dar espaço à dentição definitiva.

Se for adulto, em vez de colocar o dente num copo de água, pode-o colocar no interior da boca entre a gengiva e a bochecha. Nestes casos a rapidez é essencial. Deve consultar um médico dentista experiente até uma hora depois de perder o dente.

O que pode contribuir para partir um dente?

Na maioria dos casos, os dentes partem-se devido a um impacto forte com uma superfície dura, mas existem sempre fatores que contribuem para a sua fragilidade:

  • Cáries dentárias – Cáries dentárias que não são detetadas na sua fase inicial podem comprometer a estrutura do dente. Mesmo quando não existe um momento de impacto, as cáries dentárias podem ser responsáveis pela perda de um dente. Visite a nossa página de higiene oral e saiba como as prevenir!
  • Ranger de dentes – O ranger de dentes sem estarmos conscientes dele, é uma condição a que chamamos de bruxismo. Uma condição que é muito comum acontecer durante a noite enquanto dormimos. Com o tempo, o ranger de dentes vai desgastar a superfície dentária e alastrar-se podendo comprometer a integridade dos nossos dentes.
  • Doença periodontal – A doença periodontal, que na sua fase mais avançada denomina-se de periodontite é responsável por fazer recuar progressivamente o nível da gengiva. É uma condição que quando não é tratada a tempo pode comprometer a estabilidade dos nossos dentes, tornando-os mais suscetíveis à queda.
  • Uso incorreto dos dentes – Enquanto médicos dentistas, recomendamos todos os pacientes a evitarem usar os dentes da forma incorreta, para abrir garrafas ou para partir objetos, por exemplo.

O esmalte dentário é a parte mais dura do nosso corpo, no entanto movimentos repetitivos, ou a ação de patologias e bactérias podem comprometer a sua integridade. Recomendamos que marque uma consulta de avaliação a cada seis meses. Nesta consulta o médico dentista responsável tem a oportunidade de verificar toda a sua condição oral, realizar uma limpeza mais profunda do seu sorriso, que elimina toda a placa e tártaro e acompanhar tratamentos que tenha realizado anteriormente.

consulta de dentes em um dia

É preciso tratar um dente partido?

Os dentes partidos podem causar um grande nível de desconforto ao paciente, e podem causar patologias futuras mais severas.

Quando se parte só um bocado do dente, podemos sentir algumas dificuldades enquanto mastigamos – a forma de mastigar a que estávamos habituados já não parece confortável. Também pode causar alguns cortes na língua ou no interior da bochecha. Este é o melhor cenário para quem não tratou de um dente partido.

Em casos mais graves, quando se parte uma grande parte do dente, podem existir complicações mais graves. É muito provável que comecem a aparecer inflamações e infeções no dente e na gengiva, e a exposição do interior do dente pode causar dores severas. Nestes casos é essencial consultar um médico dentista experiente o mais rápido possível.

Quando o dente é perdido na sua totalidade é essencial ir ao dentista o mais rápido possível. A probabilidade de complicações futuras é quase certa. Nestes casos, quando não conseguimos restituir o dente natural, optamos quase sempre por tratamentos de implantologia. Este é um tratamento muito eficaz, que vai recriar o dente de forma quase perfeita, devolvendo a estética e a funcionalidade ao seu sorriso.

facetas dentárias

Opções de tratamento para um dente partido

Para um dente partido existem diferentes opções de tratamento, dependendo da extensão dos danos e da brevidade com que se vai ao dentista. Quanto mais rapidamente consultar o seu médico, mais probabilidade terá de realizar tratamentos rápidos e simples.

Quando o dente partido perdeu só um pequeno pedaço, preferimos recorrer a tratamentos de dentisteria. Através de resinas compostas, restauramos a composição natural do dente na própria consulta. É um tratamento que devolve a estética natural do dente em forma e função.

Quando se perdeu uma parte maior do dente, mas quando ele ainda se encontra vital, podemos optar por tratamentos de Facetas Dentárias. As Facetas Dentárias funcionam como capas cerâmicas que se colocam sobre o dente para devolver a sua estética. É um tratamento que dura cerca de um mês, mas que cria resultados incríveis e duradouros.

Quando o dente perde a sua vitalidade, quando a polpa dentária fica descoberta, é necessário proceder com tratamentos de Desvitalização Dentária (tratamentos de Endodontia). Nestes casos, limpamos o interior do dente, realizamos a desvitalização, desinfetamos, colocamos o produto de filamento e terminamos por tapar de novo o dente com uma peça cerâmica, ou com resinas compostas. O dente recupera a sua função no mesmo dia, e o paciente pode continuar com a sua rotina.

Quando o dente partido sai por completo, e não se consegue fazer a sua recuperação, a solução são tratamentos de Implantologia. Nestes casos começamos por tratar a área infetada e preparamos-a para receber um único implante. Numa consulta colocamos o implante, e depois do período de osteo-integração colocamos uma coroa sobre ele. O paciente recupera todo o conforto e estética do seu sorriso.

Na Medicina Dentária existem muitas variantes e fatores, que determinam qual o tratamento que vai ter melhor sucesso. Só com uma consulta com um médico dentista experiente, é que podemos dizer com toda a certeza qual a melhor solução para o seu sorriso!

Conheça os nossos tratamentos pelas palavras dos pacientes!

Na nossa clínica queremos que o paciente esteja tão entusiasmado com o tratamento como nós! Por isso, acreditamos que só deve de tomar uma decisão quando já tiver toda a informação sobre a sua condição.

Na consulta de avaliação o médico dentista responsável irá realizar um exame detalhado à sua condição oral, apoiado por exames de TAC ou ortopantomografia. A partir daí conseguimos apresentar as diferentes hipóteses de tratamento e explicar as vantagens de cada opção.

Posteriormente o nosso gestor de pacientes irá apresentar as opções e facilidades de pagamento.

Acreditamos que esta é a melhor forma de garantirmos a sua e a nossa satisfação, afinal os tratamentos são sempre uma relação feita a dois – Paciente e Clínica.

Neste momento estamos em quatro espaços: