Manchas Brancas nos dentes

Recupere a estética do seu sorriso!

As manchas brancas nos dentes, apesar de serem pequenos pormenores, podem ter um grande impacto na estética do nosso sorriso. 

Enquanto médicos dentistas, recebemos provas todos os dias da importância de um sorriso na vida dos nossos pacientes! Neste artigo apresentamos as principais razões para aparecerem manchas brancas nos dentes, os seus tratamentos, e modos de prevenção!

manchas brancas

O que são as manchas brancas nos dentes?

É importante de referir que as manchas brancas nos dentes não são necessariamente motivo de preocupação. Em muitos casos as manchas brancas só têm um efeito estético. A melhor forma de verificar é marcando uma consulta de avaliação sem custos, com um dos nossos médicos dentistas!

Esmalte Dentário

Uma formação imperfeita do esmalte pode causar o aparecimento de linhas, pode levar à falta de parte do dente, pode ser responsável por alterações na sua cor e pode ser responsável pelo aparecimento de manchas. Estas manchas não têm efeitos adversos na saúde do paciente, e podem ser corrigidas para efeitos estéticos.

Flúor

O flúor é uma substância muito importante para os nossos dentes, impedindo que eles percam os seus minerais e protegendo-os contra erosão. No entanto, o excesso de flúor durante a formação do dente pode levar ao aparecimento de manchas dentárias que podem ser tratadas por efeitos estéticos.

pexels-photomix-company-216729
mulher-no-dentista-para-exame-de-dentes_170532-1664

Cárie Dentária

A cárie dentária é uma infeção que pode ser criada pelo acumular de bactérias nocivas na superfície do dente, que quando não são higienizadas de forma atempada começam a criar um efeito corrosivo. Esta patologia na sua fase inicial pode ser manifestada pela presença de cáries dentárias que devem de ser tratadas o mais rapidamente possível.

As consultas de avaliação sem custos são a melhor forma de identificar qual destas situações está a causar o aparecimento das manchas brancas nos dentes. Nesta consulta realizamos uma análise completa à sua condição oral, apresentamos as diferentes hipóteses de tratamento e em conjunto desenhamos um plano de execução personalizado a si!

cárie dentária e higiene oral

Como são tratadas as manchas brancas nos dentes causadas por cáries?

Tratamentos de dentisteria ou desvitalização

As manchas brancas nos dentes causadas por cáries são aquelas que requerem maior atenção da nossa parte. O seu tratamento atempado é essencial para prevenir complicações futuras adicionais que podem chegar à perda do dente.

A cárie dentária é uma patologia que surge devido a um acumular de bactérias na superfície do dente, que quando não são higienizados da forma correta, começam a sofrer um efeito corrosivo, primeiro sobre a forma de pequenas perfurações, que com o tempo vão ficando mais fundas e chegarão ao nervo, quando necessitarão de ser tratadas, e eventualmente o dente irá necessitar de ser removido.

Na sua fase inicial as cáries dentárias podem manifestar-se através de pequenas manchas brancas na superfície do dente. Esta é a melhor altura para realizar o seu tratamento. Nestes casos o nosso departamento de dentisteria pode realizar a higienização e tratamento do dente na mesma consulta evitando complicações futuras.

Quando a cárie dentária não é tratada de forma atempada, irá continuar a evoluir e a mancha branca no dente pode passar a ter uma cor mais escura. Com o tempo a cárie vai chegar ao nervo do dente e o paciente irá começar a sentir dores. Nestes casos é necessário recorrer a tratamentos mais invasivos de desvitalização.

Numa última fase, quando a cárie já está muito avançada e já comprometeu por completo a estrutura do dente, será necessário realizar tratamentos muito invasivos. Na grande maioria dos casos, quando chegamos a esta fase, será necessário realizar a extração da peça dentária e realizar a sua substituição por uma coroa sobre implante.

Marque hoje a sua consulta de avaliação!

DSC_2367
consulta de próteses dentárias fixas

Como são tratadas as manchas brancas nos dentes causadas pelo flúor?

Tratamentos de Branqueamento e Facetas Dentárias

O flúor desempenha um papel muito importante na saúde do nosso sorriso. Quando está em equilíbrio o flúor é responsável pela proteção dos nossos dentes contra infeções e pela manutenção da sua estrutura mineral. No entanto, quando o nosso corpo recebe demasiado flúor durante o desenvolvimento dos dentes é possível que apareçam manchas brancas nos dentes. Estas manchas brancas não causam problemas de saúde, na grande maioria dos casos são somente inestéticas.

Estas manchas causadas pelo flúor podem aparecer porque:

    • Foi aplicado flúor em excesso durante o tratamento;
    • Houve um uso exagerado de pasta de dentes com excesso de flúor durante a escovagem dentária;
    • Houve um consumo acidental de pasta de dentes.

Nestes casos existem dois tratamentos possíveis:

Facetas Dentárias

As Facetas Dentárias são finas peças de cerâmica que aplicamos sobre a superfície do dente para retificar pormenores na estética dos nossos dentes. Na grande maioria dos casos, este é um tratamento com propósito unicamente estético, com efeitos duradouros de excelência!

Branqueamento Dentário

Apesar de todos os mitos e histórias que podemos ouvir, o tratamento de branqueamento dentário é completamente seguro quando realizado sobre a supervisão de um médico dentista. Este tratamento devolve a cor branca e estética ao nosso sorriso no espaço de uma hora!

dentista-realizando-clareamento-dos-dentes_23-2148396217

Como são tratadas as manchas brancas nos dentes causadas pelo Esmalte?

Tratamentos de Branqueamento Dentário

O esmalte dentário, por norma, é formado por 90% de substâncias minerais e 10% de água e materiais orgânicos. Quando este equilíbrio não está presente, é possível que o dente fique mais fragilizado e que possam aparecer manchas brancas na sua superfície – esta é uma condição que chamamos de hipoplasia de esmalte.

O dente não tendo a sua composição natural, pode criar pequenas linhas, pode não ter a sua constituição natural, pode sofrer alterações na sua cor, ou criar pequenas manchas.

Estas manchas brancas nos dentes não vão ter impacto na saúde e no bem-estar do paciente, mas os sintomas relacionados com a hipoplasia podem ter. Pacientes com hipoplasia têm maior chance de ter cáries e de sofrer de sensibilidade dentária, o que significa que necessitam de ter um maior acompanhamento por parte do médico dentista e de ter mais cuidados relativamente à sua higiene oral.

Estes casos devem de ser analisados de forma mais detalhada pelo seu médico dentista. Quando o único atrito presente são as manchas brancas no dente, podemos realizar tratamentos de branqueamento dentário, seguros e eficazes, com resultados que podem durar por vários anos.

Em casos onde verificamos mais complicações associadas à hipoplasia de esmalte, podemos recomendar que existam tratamentos adicionais, como a colocação de implantes e peças protéticas.

A melhor forma de conhecer o tratamento mais recomendado para a sua situação é marcando uma consulta de avaliação sem custos!

Conheça os nossos tratamentos pelas palavras dos pacientes!

Na nossa clínica queremos que o paciente esteja tão entusiasmado com o tratamento como nós! Por isso, acreditamos que só deve de tomar uma decisão quando já tiver toda a informação sobre a sua condição.

Na consulta de avaliação o médico dentista responsável irá realizar um exame detalhado à sua condição oral, apoiado por exames de TAC ou ortopantomografia. A partir daí conseguimos apresentar as diferentes hipóteses de tratamento e explicar as vantagens de cada opção.

Posteriormente o nosso gestor de pacientes irá apresentar as opções e facilidades de pagamento.

Acreditamos que esta é a melhor forma de garantirmos a sua e a nossa satisfação, afinal os tratamentos são sempre uma relação feita a dois – Paciente e Clínica.

Neste momento estamos em quatro espaços: