Tártaro: Elimine-o da forma mais natural!

Um sorriso mais bonito e saudável numa única consulta

Quando pensamos num sorriso bonito, pensamos num sorriso branco e saudável, livre de placa bacteriana e tártaro. Sabe como podemos manter este sorriso?

Enquanto médicos dentistas recomendamos que todos os pacientes sigam 3 passos para manter os cuidados de higiene regulares: escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia, passar fio dentário após as refeições e usar colutório pelo menos uma vez ao dia; seguir uma alimentação saudável e variada, e marcar consultas de dentista regulares.

O que é o tártaro?

Depois de comermos, existem sempre pequenos restos de comida que se juntam a bactérias na nossa boca e formam uma placa pegajosa junto dos nossos dentes, a que chamamos de placa bacteriana. Quando esta placa não é higienizada de forma atempada, tem tendência a calcificar, ficando dura e ganhando uma cor amarelada ou acastanhada. Quando a placa chega a esta fase chamamos-a de tártaro.

O tártaro e a placa bacteriana acumulam-se nas zonas inferiores do dente, junto à gengiva e com o tempo começam a criar um efeito corrosivo. As gengivas, tentam “fugir” das bactérias recuando na nossa boca e criando bolsas periodontais – pequenos espaços entre os dentes e a gengiva, onde se acumulam ainda mais bactérias que agravam a situação inicial. Este é o início da doença periodontal, que quando não é tratada a tempo vai agravar-se, fazendo a gengiva recuar ainda mais e podendo levar à perda de peças dentárias.

Nestes casos recomendamos que marque uma consulta com a nossa especialidade de Periodontologia.

Como prevenimos o tártaro?

O tártaro aparece devido a um acumular de bactérias na nossa boca, que com o tempo solidificam e criam uma substância amarela ou acastanhada. O seu modo de prevenção é seguindo os cuidados de higiene básicos que recomendamos a todos os pacientes: Escovar os dentes de forma regular pelo menos duas vezes ao dia, com o auxílio de fio dentário e colutório, seguir uma dieta saudável sem excessos de açúcar, e marcar consultas de avaliação regulares (pelo menos duas vezes por ano).

Depois de o tártaro estar criado, a única forma de o remover é durante a consulta de higiene oral, onde realizamos uma higienização profunda da sua boca.

Escova dentária

Higiene Oral

Os cuidados de higiene oral regulam a limpeza da nossa boca. Eliminamos a placa bacteriana e os bocados de tártaro soltos para prevenir infeções e sistemas irritativos que possam retrair a nossa gengiva. Este é o passo essencial para prevenir o aparecimento de placa bacteriana, de tártaro e de patologias que podem pôr em causa a estética e a saúde do nosso sorriso.

Alimentação

A alimentação tem um enorme impacto na saúde e estética do sorriso. Recomendamos que siga uma dieta saudável e variada, rica em verdes e com poucos açúcares. Para além da saúde do sorriso, a nossa alimentação tem impacto na estética – o consumo em excesso de produtos ricos em corantes, como o vinho ou a beterraba, podem manchar os nossos dentes, transformando a sua estética natural.

Alimentação

Consultas de higiene regulares

As consultas de higiene regulares são a melhor forma de prevenir patologias orais avançadas. Nesta consulta realizamos uma higienização mais profunda da boca do paciente, analisamos os dentes, despistamos patologias na sua fase inicial e acompanhamos tratamentos que realizámos previamente. As consultas de higiene oral previnem o agravamento de condições como a cárie dentária.

Qual é a melhor escova para si?

As escovas de dentes dependem muito das preferências do paciente. Gostamos de dizer que não existem escovas únicas certas, só existem escovas erradas. Isto quer dizer que o paciente pode escolher a escova que prefere.

No entanto devemos evitar escovas de cerdas duras. Apesar de parecer que estas escovas são melhores, e que escovam melhor os dentes, a força e fricção que criam sobre as nossas peças dentárias podem causar danos na gengiva e na superfície dentária.

Dependendo da idade do paciente, existem escovas diferentes que devem ser usadas: as crianças depois de começarem a nascer os primeiros dentes devem ser acompanhadas na escovagem dos dentes usando escovas próprias de cerdas muilo leves, que podem ser mordidas; quando a criança ganha a independência na escovagem dos dentes, podemos passar para escovas maiores, mas com cerdas suaves; os pacientes adultos devem de usar escovas dentárias com cerdas suaves ou médias que não danificam a gengiva nem a superfície do dente.

Usar uma escova tradicional ou elétrica terá o mesmo efeito desde que a escovagem seja feita com atenção. Tem tudo a haver com a sua preferência!

Escovas para bebés
Escovas de crianças
Escova dentária
Escovas de adultos

Conheça os nossos tratamentos pelas palavras dos pacientes!

O tártaro aparece quando não fazemos a higienização atempada da placa bacteriana, que com o tempo ganha rigidez e uma cor amarela ou acastanhada. A melhor forma de o corrigir é mantendo os cuidados de higiene básicos, escovando os dentes, usando o fio dentário depois das refeições e usando o colutório ou elixir.

O tártaro depois de enrijecer só pode ser removido pelo médico dentista durante as consultas de higienização. Nesta consulta verificamos toda a sua condição oral, prevenindo o agravamento de patologias que podem estar na sua fase inicial, como cáries dentárias, realizamos um processo de higienização mais profundo e mostramos ao paciente os espaços que não estão tão bem limpos, para poder corrigir a sua escovagem e realizamos o acompanhamento de tratamentos que foram realizados previamente.

Não.

O tratamento de destartarização é completamente indolor. É possível que exista uma sensação desconfortável quando se está a remover o tártaro, mas nunca se irá sentir dor. Na Dentalmed, qualquer tratamento que possa causar dor, é sempre acompanhado por procedimentos de anestesia e, se necessário, de sedação consciente. O seu conforto é a nossa prioridade.