Sabe por que deve visitar o seu médico dentista a cada 6 meses?

O nosso sorriso é fundamental.

Ele dita a maneira como nos sentimos e a maneira como nos expressamos. É um motivo de conforto e confiança. É uma das nossas características mais icónicas, uma característica identificadora.

E por isso devemos cuidar dele. Muitos dentistas recomendam marcar consultas de higiene a cada seis meses, mas sabe porquê?

Consultas de dentista regulares

A Higiene Oral é um dos departamentos fundamentais da nossa clínica.

É o departamento responsável pelo diagnóstico, e prevenção de patologias orais, pela manutenção de tratamentos realizados anteriormente pelas outras especialidades e pela higienização profunda do sorriso do paciente.

Prevenção de patologias orais

Nas consultas de Higiene Oral, o médico dentista responsável faz uma examinação profunda às condições orais do paciente. Verificamos os dentes, os tecidos de suporte e qualquer patologia que detetamos. Esta avaliação regular é muito importante para o diagnóstico de certas patologias, como a cárie dentária, na sua fase inicial.

Manutenção de tratamentos

Tratamentos complexos, como a aplicação de Implantes Dentários, devem de ser acompanhados regularmente por um médico dentista. Certificamo-nos que os tratamentos estão a seguir o percurso esperado. Gostamos de dizer que a prevenção é o melhor Tratamento.

Higiene Oral

O acumular de bactérias e tártaro no espaço que está entre os nossos dentes e a gengiva é o principal fator que leva à criação de doenças periodontais. A destartarização regular é a solução ideal para garantir a saúde das nossas gengivas.

Bons Hábitos

Durante as consultas de Higiene Oral, o médico dentista responsável irá aplicar um corante sobre os dentes do paciente que deteta os espaços que não estão tão limpos. Tendo uma ideia mais precisa dos espaços mais difíceis de chegar, o paciente irá conseguir adaptar os seus hábitos de higiene.

Manter os cuidados de higiene recomendados pelo médico dentista responsável permite que o paciente elimine mais eficazmente os resíduos de alimentos que se acumulam nos dentes e gengivas – consegue uma limpeza mais completa!

Ir ao dentista regularmente previne doenças na gengiva

A doença periodontal é uma das patologias mais comuns associadas à gengiva. Uma doença que pode advir de fatores como a nossa genética e momentos de imbalanço hormonal, mas que é sempre impactado pelos nossos hábitos de higiene.

Quando os pedaços de comida e bactérias não são higienizados de forma atempada, vão ter tendência a acumular-se na parte inferior do nosso dente, onde a gengiva se encontra com o dente. Com o passar do tempo as bactérias começam a criar um efeito “irritativo” na gengiva, que começa a recuar criando bolsas periodontais, onde o acumular de bactérias ainda se agrava mais. Quando esta condição não é detetada e tratada a tempo, vai continuar a alastrar-se e pode causar a perda de peças dentárias.

Nas consultas de higiene oral o médico dentista responsável tem a oportunidade de verificar a condição das gengivas do paciente, eliminando toda a placa dentária e controlando o recuo gengival.

Em casos quando a doença periodontal está mais avançada, teremos de recorrer a tratamentos de Periodontologia.

Ir ao dentista regularmente previne a cárie dentária

A Cárie Dentária é uma patologia que na sua fase inicial é muito difícil de ser detetada. Apresenta-se na forma de pequenos orifícios na superfície do dente, mas não causa dores ou desconforto porque ainda não atingiu o nervo do dente. É uma patologia que aparece por causa de um acumular de bactérias na superfície do dente, que não sendo higienizado prontamente vai causar um efeito corrosivo – começa por corroer a superfície do dente, afeta o tecido pulpar e eventualmente irá comprometer toda a estrutura do dente.

A melhor forma de detetar a cárie na sue fase inicial é através de consultas de Higiene Oral regulares. O médico dentista responsável irá examinar cada uma das peças dentárias e caso encontre vestígios de cárie, pode fazer o tratamento de dentisteria de imediato.

Saiba mais sobre a cárie dentária na nossa página de Desvitalização.

Manter uma boa Saúde dentária afeta a nossa Saúde geral.

Sabia que a saúde do nosso sorriso, afeta a nossa Saúde Geral? Já existem muitos estudos que comprovam que uma fraca saúde oral tem influência no aparecimento de doenças inflamatórias crónicas como doenças cardiovasculares, diabetes e acidentes vasculares cerebrais. Consultas regulares com o seu médico dentista mantêm os seus dentes e gengivas saudáveis, levando a efeitos positivos na saúde do seu corpo!