PORQUE DEVO IR AO DENTISTA REGULARMENTE?

A Higiene Oral é uma especialidade fundamental na Medicina Dentária.

Sendo responsável pelo diagnóstico, prevenção e tratamento das patologias orais, é também determinante na manutenção dos tratamentos efetuados nas outras especialidades, que requerem uma adequada limpeza dentária. Através da destartarização regular aconselhada pelo dentista (de 3/3 ou de 6/6 meses) evitando a acumulação de bactérias e as patologias orais mais frequentes, cárie dentária e periodontite .

Para além do rastreio da cárie ou de doenças das gengivas, nesta consulta é também realizada a remoção do tártaro e da placa bacteriana através de uma Destartarização e Profilaxia, commumente designada de, limpeza dentária.

Para além da destartarização, um dos principais objetivos das consultas de Higiene Oral consiste na educação e promoção de bons hábitos de higiene oral.

Manter os cuidados de higiene oral recomendados pelo Higienista Oral permite eliminar eficazmente os resíduos de alimentos que se vão acumulando nos dentes e nas gengivas obtendo assim uma ótima limpeza dentária através de uma correta escovagem (pelo menos duas vezes ao dia), da utilização de fio dentário e/ou da utilização de elixires.

Porque devo ir ao dentista regularmente?

1. Para prevenir doenças das gengivas

A principal doença da gengiva é a infecção dos tecidos que circundam os seus dentes e é uma das principais causas de perda óssea, se não for tratada. Consultas de Higiene Oral regulares e uma boa higiene oral em casa são fundamentais para a prevenção de doenças da gengiva.

2. Para ter um sorriso saudável

Um sorriso bonito torna a pessoa mais confiante e satisfeita com a sua imagem. Quando isso acontece a sua vida social melhora e abre a porta para novas oportunidades na sua vida profissional. Consultas de Higiene Oral regulares e a personalização que a nossa higienista faz perante as suas necessidades irão ajudá-lo a melhorar e manter o seu sorriso saudável.

3. Acompanhar a Evolução da Saúde Oral

As visitas regulares à clinica dentária irão ajudar a sua higienista oral a acompanhar a sua saúde oral e a comparar a sua evolução com as consultas anteriores. Nessas visitas a sua higienista irá analisar de perto os seus dentes e gengiva e é sabido que todos os problemas quando detectados precocemente são muito mais fáceis e menos dispendiosos de tratar e têm um melhor prognóstico. Nestes casos, se necessário, a higienista encaminha o paciente para a especialidade da medicina dentária na clinica que mais se adequa ao tratamento do problema detectado.

4. Manter uma boa Saúde Geral

Vários estudos revelam que existe uma correlação entre a fraca saúde oral e doenças inflamatórias crônicas, tais como: doenças cardiovasculares, diabetes e acidente vascular cerebral. Consultas de Higiene Oral regulares irão ajudar a manter os seus dentes e gengiva saudáveis tendo uma repercussão positiva no controlo mais saudável dessas doenças.